O Criador das Criaturas – Perfil Satoshi Tajiri

Em 2000, a revista Made In Japan fez uma matéria sobre a “febre Pokémon”! A matéria contava com um pequeno perfil do criador dos jogos, então com 34 anos!

Com o lançamento de Pokémon GO, o pessoal da Henshin resolveu abrir o baú e reencontrar esse perfil! Confira aqui!

O criador das criaturas

Reportagem Patricia Oyama

O criador do maior fenômeno de marketing dos últimos tempos é um desses azarões que ninguém achava criador recque ia dar certo na vida. Passou a adolescência enfurnado em casas de fliperama e não quis saber de fazer faculdade. No início da década de 90, ainda precisava pedir dinheiro emprestado para o pai. Águas passadas. Aos 34 anos, Satoshi Tajiri trabalha em esquema de plantão médico: passa 24 horas seguidas no batente e depois hiberna por 12 horas. “É melhor ficar acordado dia e noite para ter idéias”, explicou Tajiri em entrevista à revista Time.

O inventor do game Pokémon nasceu num subúrbio de Tokyo, numa época em que a região tinha árvores e lagos. Quando criança, seu passatempo preferido era colecionar insetos. Era tão louco pelos bichinhos que acabou ganhando dos amigos o apelido de “Doutor Inseto”. À medida que a cidade crescia e os besouros rareavam, Tajiri foi trocando seus dias de entomologista por uma nova paixão: videogames. Para desespero dos pais, passava horas jogando Space Invaders. Mas o hobby foi virando coisa séria: como não havia mídia especializada no assunto, ele e alguns amigos lançaram uma revista sobre games, escrita à mão e fotocopiada. Apesar da precariedade, a publicação chegou a vender 10 mil cópias. O passo seguinte foi inventar seus próprios jogos. Quando a Nintendo lançou o Game Boy, o eletrônico portátil que pode ser conectado a outro por um cabo de comunicação, Tajiri teve o estalo. Lembrou dos besouros que colecionava e pensou em bichinhos se movimentando pelos fios. Juntou todas as referências da sua infância – insetos, Ultraman, mangá e televisão – para fazer Pokémon. Ash, o protagonista do game e do desenho, leva o nome do criador no Japão: Satoshi.

O parto, entretanto, não foi nada fácil. Da idéia inicial aos cartuchos recordistas de vendagem, seis anos se passaram. Num país em que as novidades tecnológicas chegam às baciadas, o Game Boy, para o qual Pokémon havia sido projetado, já estava prestes a ser jogado no limbo. O próprio Tajiri achava que era tarde demais. Ainda assim, sem muito entusiasmo, a Nintendo resolveu lançar na praça o tal game, com ratos elétricos, gatos biônicos e salamandras incendiárias. Para a surpresa de todos, deu zebra.

Share

Redação Henshin!

Redação do Site Henshin! e dos Mangás JBC

Você também pode se interessar por: