Thermae Romae

foto220

Você já parou para pensar o que Roma antiga tem em comum com o Japão?

Esse é o foco principal do mangá Thermæ Romæ: as termas!

De Mari Yamazaki, foi publicado no Japão de 2008 a 2013, completo em 6 volumes! A JBC trouxe o mangá para o Brasil em 2013 e concluiu em 2014.

Thermæ Romæ é um mangá cultuado em seu país de origem e em todo mundo. Com mais de 8 milhões de cópias vendidas no Japão, se alastrou pelo globo, sendo publicado na Itália, França, EUA, entre outros países. Além disso, já ganhou prêmios como o Manga Taishô 2010 e 14° Prêmio Tezuka, foi indicado ao prêmio de melhor quadrinho em 2013 em Angoulême, um dos maiores festivais de quadrinhos do mundo, e virou um filme de live action hilário!

Um dos motivos do grande sucesso de Thermæ Romæ é a mistura de comédia e fatos históricos, usados para contar um pouco do fascínio dos moradores da Roma antiga e dos japoneses pelas termas. Na Itália, um dos lugares onde a história se passa, um grande jornal estampou a seguinte manchete: “O Império Romano finalmente conquistou o cenário de mangás japoneses!”.


SOBRE A HISTÓRIA DE THERMÆ ROMÆ

Lucius, um arquiteto de casas de banho da Roma antiga, está tendo problemas de criatividade em seu trabalho. Um dia, em um de seus banhos diários, Lucius é sugado por um buraco no fundo de um banho e vai parar no… Japão atual!

O primeiro lugar que ele vai parar é um banho público japonês. E a partir daí, “inovações” pra lá de geniais vão surgir em seu caminho! O que é aquela “cesta para colocas as roupas”? O que tem nessa garrafinha com um líquido que se assemelha a leite com frutas?! E por que o desenho do “Monte Vesúvio” está num banho desse povo de cara achatada?!

Com essas e muitas outras confusões, Lucius usa o que aprendeu no mundo nipônico para construir coisas inovadoras quando volta à Roma e tenta salvar o seu emprego. Força, Lucius!


Curioso com essa mistura de culturas? Confira uma lista com várias lojas especializadas com esse mangá que vai te deixar com vontade de experimentar as termas românicas e/ou japonesas!

Coleção completa

Volumes avulsos

Ou procure a mais perto de você!! 

Thermæ Romæ, unindo Roma antiga e Japão desde 2008!

Veja também uma mensagem super bacana de Mari Yamazaki e Tori Miki (co-autor de Plinius) para os participantes do BMA de 2014/15! Enquanto não abrimos as inscrições para o próximo BMA, que tal se inspirar nas palavras de mestres e já começar a pensar na sua história?!

Share

Redação Henshin!

Redação do Site Henshin! e dos Mangás JBC

Você também pode se interessar por: