Conheça a cidade no Japão que é o lar do Ultraman

Desde o dia 7 de julho de 2013, Sukagawa, localizada na província de Fukushima, foi declarada cidade-irmã de M-78, nome da nebulosa onde se localiza o planeta de Ultraman e de toda a tropa de heróis intergalácticos que defendem a Terra desde 1966.

Banner promocional em uma estação.

A homenagem foi realizada por conta das comemorações dos 112 anos do nascimento de Eiji Tsuburaya, o mais ilustre cidadão de Sukagawa por ter criado o personagem que se tornou um dos maiores ícones da cultura pop japonesa – não por acaso, a data escolhida para a declaração foi o dia em que Tsuburaya lá nasceu, em 1901.

Em suas viagens pelo Japão a fim de ter um contato mais visceral e profundo com a Cultura Japonesa, o tradutor especializado em mangás Luiz Octavio Kobayashi visitou Sukagawa em 2015 e compartilhou com os leitores da Henshin o registro que fez na cidade.

Estátua do Ultraman.

Andando pela terra natal de Eiji Tsuburaya, logo em frente à estação de trem, é possível ver a estátua do Ultraman seguindo rumo às estrelas. Junto dela, a placa comemorativa com a data da declaração (07.07.2013) traz em japonês e também no alfabeto dos Ultras os dizeres: “Monumento em comemoração às cidades-irmãs Sukagawa e o País da Luz, de M-78”. Também conhecido como Estrela de Ultra ou Planeta Ultra, País da Luz é outra das maneiras que o mundo original de Ultraman e de seus irmãos é conhecido.

Placa comemorativa que declara Sukagawa cidade-irmã de M-78, em japonês e no alfabeto Ultra.

Eiji Tsuburaya faleceu em 1970, mas seu legado vive até hoje nas séries da família Ultra que se seguiram após Ultraman e Ultra Seven e também nos primeiros filmes do Godzilla, dos quais foi responsável pelos efeitos especiais.

No Brasil, a editora JBC publica bimestralmente o mangá Ultraman, no qual são contadas as aventuras de uma versão atualizada do herói que se passa após os eventos vistos na série de TV dos anos 1960.

Share

Você também pode se interessar por: