Ultraman clássico completa 49 anos!!

Em 17 de julho de 1966, os televisores do Japão fariam o primeiro contato com aquele que, mais tarde, se tornaria um ícone de várias gerações e daria início a uma das maiores franquias de séries de efeitos especiais do país, ou como ficou conhecido popularmente, os tokusatsu. Vindo da Nebulosa M-78, o alienígena tinha um corpo semelhante ao de um humano, porém, com estatura e força física infinitamente superiores, além de um arsenal de golpes mirabolantes e armas de tecnologia avançada, que o tornavam capaz de enfrentar monstros terríveis e, assim, salvar a Terra. Estamos falando nada mais, nada menos, do Ultraman.  ULTRAMAN

Criação de Eiji Tsuburaya, gênio dos efeitos especiais e mundialmente reconhecido e aclamado por suas inovações nesse campo (tão famoso que até ganhou um doodle comemorando o seu 114ª aniversário), Ultraman se tornou um ícone da cultura pop, e um verdadeiro símbolo de herói e defensor da paz.

A série de 40 episódios tornou-se admirada e conhecida no mundo inteiro, conquistando uma legião de fãs, de crianças a adultos, que acompanhavam ansiosos a história de Shin Hayata e do “Gigante de Luz”. Depois de Ultraman, logo outros Vigilantes Espaciais também chegaram à Terra e tiveram suas histórias contadas em Ultra Seven (1967), O Regresso de Ultraman (1971), Ultraman Ace (1972), Taro (1973), Leo (1974), Ultraman Eighty (1980), Ultraman Tiga (1996), Dyna (1997), Gaia (1998), Neos (2000), Cosmos (2001), Nexus (2004), Ultraman Max (2005), Mebius (2006), Ultraseven X (2007), Ultraman Ginga (2013) – formando aquilo que hoje os fãs nomeiam de “Família Ultra”.

O sucesso dos Ultras não ficou restrito ao Japão. A franquia ganhou várias adaptações estrangeiras e teve suas séries exibidas em diversos países, como EUA, Espanha, Coreia do Sul e Malásia. No Brasil, Ultraman, Ultra Seven e O Regresso de UItraman foram exibidas entre as décadas de 70 e 80 pela TV Tupi, Bandeirantes, Record, Manchete, TVS e SBT, repetindo o mesmo sucesso que já haviam conquistado no Japão e exterior, fazendo a cabeça de crianças e adultos com bonequinhos, fitas VHS, e outros produtos. Nos anos 90, a franquia voltou a ter outro representante no país, com a exibição de Ultraman Tiga pela Record.

Em 2011, depois de algumas tentativas não tão bem sucedidas, o universo dos Ultras retornou de vez ao Brasil com o lançamento dos longas para DVD pela Focus Filmes: Ultraman Tiga e Ultraman Dyna: os Guerreiros da Estrela da Luz; Ultraman Gaia & Ultraman Dyna & Ultraman Tiga: A Batalha do Hiperespaço; Ultraman Tiga: A Odisséia Final; Ultraman The Next; Ultraman Mebius & Irmãos Ultra: Yapool Ataca!; Ultraman Mebius & Irmãos Ultra: A Grande Batalha Decisiva; Mega Batalha na Galáxia Ultra; A Vingança de Ultraman Belial; e Ultraman Saga (ufa!), que trouxeram novos e velhos conhecidos da franquia para delírio dos fãs brasileiros. Este ano, mais um herói vindo da Nebulosa M-78 surge no Japão, com exibição simultânea no Brasil pelo Crunchyroll: Ultraman X.

E hoje, no aniversário de 49 anos da série clássica, um vídeo misterioso do canal oficial da Tsuburaya está deixando os fãs curiosíssimos… Será uma nova série? Um game? Um longa? Especula-se que o número “77” ao fim do vídeo faça referência ao aniversário de Eiji Tsuburaya, 7 de julho, que ano que vem completaria 115 anos junto aos 50 anos do Ultraman clássico.

Veja e tire suas próprias conclusões!

 

Parabéns, UItraman, por defender a Terra com tanto empenho por quase 5 décadas!

E lembre-se: Em tempos de destruição, ELE retorna!

E lembre-se de novo: O Ultraman é capaz de TUDO! Até disto aqui:

Share

Renata Leitão

Assistente editorial que flooda o twitter da Henshin, ultrafã de tokusatsu, e que gosta de disparar Rayguns no bumbum dos outros nas horas vagas.

Você também pode se interessar por: