Governo Japonês te Ajuda a Entender Animês de Robô!

Como já falamos por aqui antes, se tem uma coisa que é sucesso no Japão são os robôs. O fascínio do povo do sol nascente pelas maquinas de combate gigantescas é muito antigo e remonta à produções anteriores à Segunda Guerra Mundial e a introdução do mangá contemporâneo.

As figuras mecânicas são constantes nas produções do país, sejam os humanos sintéticos, os robozinhos fofinhos, ou os grandes mechas de combate. Dos sentais aos animês, é impossível listar todas as produções que contam com a participação de personagens cibernéticos.

Gundam, sucesso absoluto há anos!
Gundam, sucesso absoluto há anos!

E nem sempre é fácil para as pessoas de fora do Japão entender muito bem o porquê desta obsessão, mas, fique tranquilo, agora todo mundo vai se tornar especialista em mecânica-nipônica! O governo japonês liberou para o público o artigo Japanese Animation Guide: The History of Robot Anime.

O trabalho consiste em uma extensa pesquisa, exemplificando e conceituando os principais aspectos dos robôs dos animês. A iniciativa surgiu para ajudar a difundir a cultura japonesa, servindo de instrumento para facilitar a compreensão e o acesso de outras culturas ao mundo dos animês de mechas.

Obviamente, o artigo foi produzido em japonês, mas, pra dar aquela força, ele também está disponível em inglês neste link oficial. Se você é fã, ou quer se tornar um, não perca tempo e mergulhe de cabeça nesse mundo de circuitos, luzes piscando e faíscas.

Evangelion: robôs?! Não exatamente, mas entram na brincadeira!
Evangelion: robôs?! Não exatamente, mas entram na brincadeira!
Share

Pedro Catarino

Assistente editorial, redator da Henshin e o cara que anota as suas sugestões na página do Facebook!

Você também pode se interessar por: