Anime Mirai 2014: os diretores do futuro!

Você conhece o Young Animator Training Project? Desde 2010, a Japanese Animation Creators Association, uma espécie de sindicato dos animadores do Japão, promove a iniciativa do “Projeto de Treinamento de Jovens Animadores”, em parceria a grandes estúdios. A ideia é, como o nome já diz, treinar jovens que desejam entrar para a indústria da animação japonesa, que cada vez mais se vê ameaçada por estúdios de fora, principalmente coreanos, que oferecem os mesmos serviços com custo mais baixo.

A Agência de Assuntos Culturais do governo japonês disponibiliza o equivalente a mais de 2 milhões de dólares à Associação, que repassa os valores a grandes estúdios. Assim, eles se comprometem a buscar jovens, ensiná-los o ofício da animação, e produzir curta-metragens de alto padrão. Muitos estúdios importantes já se envolveram no projeto, como a Madhouse, do recente animê de Hunter x Hunter, e o Production I.G., de Shingeki no Kyojin.

Os participantes deste ano, assim como os títulos de cada curta, já foram anunciados:

Harmonie – Ultra Super Pictures
Ōkii Ichinensei to Chiisana Ninensei (O Grande Primeiro-anista e o Pequeno Segundo-anista) – A-1 Pictures
Paroru to Miraijima (Paroru e a Ilha do Futuro) – Shinei
Kaze no Sorashita (O Vento Sob o Céu) – Studio 4°C

Quer ter uma ideia do potencial do projeto? Assista abaixo trechos dos quatro curtas-metragens do Anime Mirai 2013:

Share

Leo Kitsune

Assistente editorial na JBC, alquimista federal especializado em pagode dos anos 90. Lendo mangás profissionalmente desde 2013.